Clarice Lispector Imortal

Reading time: 1 minute

Clarice LispectorUma escritora determinada a descobrir a profundidade da alma. Essa foi Clarice Lispector. Que escolheu a literatura como bússola em sua busca pela essência humana. Sua tentativa de transcender o cotidiano revela-se em personagens na eminência de um milagre, de uma singela descoberta ou de uma explosão.

Todos suscetíveis aos acontecimentos do dia a dia. Vidas que se  encontram e se perdem em enredos formados por uma linguagem única meticulosamente estruturada. E é por esse dialeto que Clarice constrói uma obra de caráter tão profundo quanto universal.

Sua escrita situa-se numa junção de fundamentos que a narradora entrelaça, elucida e põe em tensão: a cena do Realismo-Naturalismo e a do romantismo-simbolismo. Significa assim dizer que em seus textos encontram-se traços recessivos que, transformados por sua perspectiva estilística pessoal, criam um vínculo significativo entre a realidade e a “realidade adivinhada”.

Neste sentido, ela produz uma poética que lhe é particular, e nela como que desenha uma arquitetura textual sui generis na qual três obras se destacam e se conectam (reclamando-se e afastando-se) com inigualável sabedoria, por permitirem perceber a tensão no traçado do conjunto: Laços de família, que contracena com a via crucis do corpo, mais próxima de uma lição realista-naturalista: Água viva, espesso poema em prosa, na qual tempo enredo, personagens se desagregam e A hora da estrela, espécie de ponto ótimo articulação, mas não de síntese, das tendências referidas.

. .

Textos em mutação, as narrativas de Clarice sublinham a inconsistência e o nomadismo da consciência e da existência, entre as aleluias e as agonias de ser.

Sua vida literária não foi fácil no início… Mas Clarice Lispector , jornalista, contista, ensaísta e escritora logo se tornaria, uma das figuras mais influentes do modernismo e da literatura brasileira sendo assim considerada uma das principais influências da nova geração de escritores brasileiros.

Pela crítica especializada é incluída entre os principais autores brasileiros do século XX.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *